preloader
Edit Content

Sobre nós

Implantar soluções integradas de tecnologia da informação e desenvolver projetos customizados ao perfil e necessidades de cada cliente: esta é a especialidade da NetService.

Informações de contato

CONTATO GERAL

31 2123.9999

NetService oferece solução para interligação dos eletrocentros da mina de Vargem Grande, da Vale

NetService oferece solução para interligação dos eletrocentros da mina de Vargem Grande, da Vale

A Vale está investindo na expansão da Instalação de Tratamento de Minério Itabirítico de Vargem Grande, o que irá viabilizar o aumento da sua produção em torno de 11 milhões de toneladas anuais. Para suportar todo esse crescimento, a mineradora está ampliando a sua estrutura de fornecimento de energia elétrica, com a construção de 13 novas subestações e um centro de comando, responsáveis por fazer a distribuição de energia para as diferentes áreas da mina.

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, foi a empresa contratada para realizar tal serviço, e terceirizou o trabalho de instalação da parte física para a NetService. Esta foi responsável pela elaboração do projeto executivo do lançamento de cabos ópticos para interligação dos painéis do sistema de automação de cada subestação da mina, incluindo as etapas de montagem dos bastidores, fusão de fibra, certificação e identificação dos cabos e as built (revisão do projeto final).

Cada subestação em implantação contém um eletrocentro, que é o seu painel de controle. Ali, informações online sobre todos os eventos que passam dentro da alimentação elétrica são coletados, possibilitando aos controladores acompanhar tudo o que acontece nas subestações. “O nosso projeto foi criar rotas de interligação dos painéis do sistema de automação de cada uma das subestações, a partir de um estudo de otimização de trajeto que facilitasse a execução e viabilizasse a economia de cabos”, explica o Orçamentista do projeto, Roberto Azevedo. A solução encontrada foi a instalação de redes em forma de anel, de forma que todos os painéis fossem interligados tendo um mesmo local como ponto de saída e de chegada, percorrendo o menor trajeto e, consequentemente, reduzindo o volume de material a ser gasto.

Outro ponto crucial do projeto foi o trabalho de identificação de toda a solução instalada, com informações do painel de início e destino de cada cabo, o seu comprimento e por qual nível de infraestrutura ele passa. “São cinco níveis de infraestrutura, cada uma com um identificador. Isso é premissa do cliente para que, em caso de necessidade de manutenção, ele saiba exatamente onde localizar cada cabo”, ressalta Roberto Azevedo. “Em termos de complexidade de execução este é um projeto médio, mas ele se torna grande pelo tamanho e a quantidade de pessoas que envolve”, completa.

Trabalhe com a melhor equipe de TI

Cadastre-se para Newsletter

Inscreva-se para receber nossas notícias e artigos mais recentes. Não enviaremos e-mails de spam.

Todos os Direitos reservados © 2020 NetService.