Equipe da NetService na CMBH revive Belo Horizonte em 1911
Parte da equipe da NetService alocada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) está envolvida no Projeto Pró-Memória CMBH, iniciativa do órgão que pretende resgatar, preservar e divulgar a história do poder legislativo no contexto da capital mineira.
O projeto teve início com o lançamento do livro Ciclones e Macaréus – O parlamento na história de Belo Horizonte, e como complemento, será lançado o game Pró-Memória CMBH – Belo Horizonte 1911. Criado na plataforma de um jogo digital, ele possibilitará aos usuários a oportunidade de fazer um passeio virtual pelo cenário da cidade no ano de 1911. “Após a publicação do livro, sentiu-se a necessidade de ampliar o conhecimento ali gerado. A linguagem de game tem grande penetração entre crianças, jovens e adolescentes, o que facilita a disseminação das informações nesse público”, explica o coordenador de Arte do projeto, Rafael Guimarães.
Por meio do passeio virtual interativo, à medida que o jogador caminha pela cidade poderá interagir com pessoas, obter informações sobre prédios históricos, participar de minigames e, assim, acumular pontos para avançar no cenário. Para criar a plataforma, uma extensa pesquisa esta sendo realizada há quase dois anos, por meio de parcerias com o Arquivo Público de BH, Arquivo Público Mineiro e Museu Abílio Barreto, além de colecionadores privados.
A primeira etapa da construção do cenário foi a reprodução da Praça da Liberdade e a segunda, a construção da Praça Afonso Arinos, que na época se chamava Praça da República. “É um processo complexo e lento, mas muito prazeroso. Fazemos diversas reuniões online e presenciais para ajustar os detalhes de arte e programação. Não é incomum encontrarmos uma informação histórica nova, que nos leva a fazer modificações em alguma área visual do game”, revela Rafael. A equipe está finalizando a Praça da Estação para, enfim, lançar o jogo, previsto para meados de maio. Ele estará disponível para download na internet e será distribuído para órgãos públicos e museus.
Bem-vindo a 1911
Há duas razões para a escolha da data de 1911 como inspiração para a criação do cenário do passeio virtual: a primeira se deve ao fato de, até esta data, o Conselho Deliberativo (que equivale hoje à nossa Câmara Municipal) não possuir sede própria (esta ficou pronta em 1912). A segunda se deve à descoberta da publicação de um álbum de fotografias da cidade neste mesmo ano, o que forneceu informações visuais e históricas que contribuíram muito para que o projeto fosse viável. A tela de introdução e a programação visual do game faz homenagem a este álbum.